Você não leu errado. A sueca Candela recentemente realizou com sucesso o primeiro voo da lancha elétrica C-8, que será capaz de planar sobre a água.
+ Margarida Corceiro desabafa na web sobre a vazamento de fotos íntimas
+ Sonic 2: Xbox ganha console temático com controles peludos
+ Sonda da Nasa faz registro impressionante de Júpiter e suas luas
+ WhatsApp libera reações a mensagens em versão beta para Android
Usando hidrofólios para se descolar da superfície da água, no teste o protótipo P-01 atingiu a velocidade de decolagem de 16 nós (29,6 km/h) e levantou voo, posteriormente atingindo 20 nós (37 km/h) sobre a água.
Por meio de um sistema de controle de voo automatizado que atua sobre os hidrofólios, o C-8 é capaz de se manter nivelado mesmo em condições adversas, deixando o menor rastro possível e emitindo baixíssimo ruído.
De acordo com a Candela, o uso de hidrofólios para fazer o barco planar sobre a água foi uma estratégia para superar as barreiras impostas pela resistência da água.
Em um barco convencional, o esforço necessário para navegar iria fazer as baterias do conjunto motriz acabarem entre 30 e 45 minutos de uso intenso.
Com isso, o C-8 é capaz de cortar as águas a uma velocidade de 20 nós por até 50 milhas náuticas (92,6 km) usando apenas uma bateria de 44 kWh (pouco mais potente que a bateria de um carro Nissan Leaf).
Autonomia de duas a três vezes maior que a de uma lança elétrica convencional usando acumuladores até 300% mais potentes. A expectativa da empresa é atingir até 2024 a produção de 400 unidades do modelo por ano.
+ Luiza Possi posa de lingerie após nascimento do segundo filho
+ Gracyanne Barbosa encanta fãs ao posar usando micro biquíni na praia
+ Após separação, Lorena Carvalho posta declaração para filho com Lucas Lucco